Gyba Trilha

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Musculação na gravidez


 Musculação na gravidez. Pode ou não?





Muitas dúvidas são freqüentes sobre a prática de esportes durante o período de gestação da mulher e, claro, a musculação é um dos esportes que mais gera dúvidas sobre seus possíveis impactos benéficos e/ou maléficos.
Para as futuras mamães, a musculação pode ser um ótimo esporte para ser praticado durante a gravidez.
[ad#2]Em primeiro lugar, é importante salientar que a grávida deve ser assistida por um médico para a prática de atividades físicas. Após isso, o acompanhamento de um profissional qualificado na área esportiva também é indispensável.
Além de todos os benefícios da musculação, a mulher pode ainda aderir a exercícios aeróbicos, localizados, hidroginástica e alongamentos, a fim de maximizar o progresso e manter a constância durante e após a gestação.A musculação pode ser benéfica, na medida em que traz flexibilidade, rigidez, fortalecimento e resistência da musculatura do corpo em geral, inclusive do abdômem, qualificando-o, portanto positivamente não só durante o período dos 9 meses, mas na recuperação pós-parto também.
Vale lembrar que todo cuidado é pouco, pois estamos tratando não apenas de um corpo, mas de dois e, um em total formação. Logo, os exercícios devem conter o menor risco possível e intensidade sempre moderada, mas sem perder muito o ritmo ou deixar que haja corpo mole.
Artigo escrito por Marcelo Sendon
              

                                                  

É interessante ressaltar, que os exercícios físicos tem por objetivo melhorar a saúde física e mental diminuindo as intercorrências médicas. Salienta-se que não se deve objetivar o condicionamento físico exaustivo para as gestantes, pois o excesso pode ser prejudicial à ela e ao feto.
Ainda hoje muitos afirmam que é perigoso a pratica de exercícios físicos nos três primeiros meses da gestação, mas já se sabe que os exercícios não têm influencia no índice de abortamentos espontâneos.
As atividades físicas mais realizadas pelas gestantes são a caminhada, a hidroginástica, a ginástica localizada sem impacto e a musculação.
É importante neste momento, que a gestante procure uma orientação de um Profissional de Educação Física para a prescrição e planejamento do treinamento físico. O volume e a intensidade deste treinamento devem ser medidos e calculados de acordo com as capacidades físicas de cada uma delas, respeitando-se paulatinamente o aumento do volume abdominal. 
Importante salientar também, que não se deve utilizar prescrições de atividade física como uma “receita de bolo”, e sim buscar a orientação e acompanhamento de um profissional da área.
Durante toda a gestação é imprescindível a pratica de atividade física e acompanhamento médico pré-natal. A gestante deve ter sempre em mente que sua saúde passa por um momento especial e mantê-la, é primordial para a manutenção do bem-estar do feto.
Benefícios da atividade física para as gestantes:


 Melhora da força e resistência muscular Melhora da coordenação motora Melhora do equilíbrio corporal Melhora da auto-estima Melhora da estética corporal evitando o excesso de peso Melhora da postura por fortalecimento da musculatura e articulações, aliviando, portanto, as dores músculo-articulares.  Melhora do sono Melhora da respiração, principalmente durante o parto.





                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário